” Blues são fáceis de tocar, mas difíceis de interpretar…”

 

” Blues são fáceis de tocar, mas difíceis de interpretar”
Jimi Hendrix

HISTORIAS MUSICAIS

 








d6

Blues como símbolo de uma tristeza infinita.Blues como história da escravidão de todo um povo.Blues como manifestação de uma condição de vida.Blues como forma de liberar os sentimentos.Blues, afinal, como musica.
Memphis Slim – Pianista que migrou do estilo R&B para o folk-blues, com muito sucesso.

Jimmy Rogers

jimmy rogers

como Muddy Waters, o pai do Blues de Chicago .

Muddy Waters,

 

desenho 2Leroy Jones, narrador e poeta negro norte-americano, afirma que é no “shout” (o grito liberador dos cantores negros) onde estão trancadas todas as perguntas e respostas sobre a vida de toda uma comunidade africana aprisionada no continente estadounidense, cuja primeira manifestação musicai radica no canto evangélico, isto é, no gospel: a fonte de todo o Blues, que por seu conteúdo e caráter social constitui a voz de todo o povo negro na América do Norte dos brancos.
Muddy Waters (1915-83) – O maior artista do gênero entre a era clássica de Robert Johnson e a de B.B. King. Mestre da slide guitar, manteve a crueza do blues rural mesmo quando adotou a guitarra elétrica.

Otis Spann (1930-70)

otis spannhttps://www.youtube.com/watch?v=oXBFyXGLgzE

Pianista que, juntamente com Waters e LittleWalter, foi um dos criadores do blues de Chicago do pós-guerra.

litller walter

 d3

A principal característica do Blues reside no fato de que é interpretado no singular por um indivíduo que é também o próprio objeto do seu canto, O mesmo ocorre com o “cante jondo’ andaluz, para dar outro entre muitos exemplos”.
Uma situação coletiva que leva nas entranhas a história de todo um povo, tendo como marca os “spirituais” lá peio finai da guerra civil norte-americana, transformando-se nos mil e um ritmos que derivaram do Blues.

Lowell Fulson

lowell fulson

 https://www.youtube.com/watch?v=n7ZwNTbIqCkm

guitarristas do Blues de Oklahoma que , nfluenciado por

Lonnie Johnson

Lonnie Johnson

 e

Lighntin`n Hopkins.

Lighntin`n Hopkins.

 

Sonny Boy Williamson (1899-1965)

Sonny Boy Williamson

Adotou o nome com a morte do primeiro Sonny Boy, e só emplacou por conta de seu talento na harmônica.

 

d4

O “Hall of Fame” premiou ao longo de suatrajetória intérpretes e cantores, sob o mandato da Fundação do Blues de Mênfis, como os geniais

Muddy Waters,

muddy waters

Robert Johnson

Robert Johnson,

 

 Howlin’ Wolf,

Howlin’ Wolf,

 

John Lee Hooker

John Lee Hooker

 

Big Bill Bronzy

Big Bill Bronzy

 

Son House

Son House

 

e uma infinidade de estrelas que sem lugar a dúvidas estão num ataque de generosidade e entrega, prestam homenagem a estrelas que nunca foram pagas pela Deusa da Fortuna. Sentir o Blues é antes de tudo uma formidável voragem de históricas que resistem a qualquer análise profissional.

B.B.King

B.B.King

É o rei que, ao longo dos últimos 40 anos,conseguiu que o blues tenha atingido o prestigio que merece.

Jimmy Witherspoon

Jimmy Witherspoon

jhttps://www.youtube.com/watch?v=8nkBOfjTWvA

com sua voz robusta e gritalhona cativou os amantes do blues.é um dos grandes narradores das histórias de racismo e miséria a que estavam submetidos os negros no sul dos Estados Unidos.

d5

Nascido nas colheitas de algodão ao longo do delta do Rio Mississipi, nos Estados Unidos, este gênero musical é a expressão melancolia. Não à toa, bebidas e amores desfeitos são temas constantes. Inicialmente, o blues tinha como principal função aliviar o duro trabalho imposto aos escravos.
Howlin’ Wolf (1910-76) – O principal rival de Waters nos anos 50, seu jeito de gritar os blues fez escola e tornava sua performances inesquecíveis.

Howlin' Wolf (1910-76) - O principal rival de Waters

Elmore James

Elmore James

é um dos mais excitantes,influentes e poderosos da pós-guerra.A sua musica crua e emocional esta diretamente relacionada com o Mississipi.O primeiro relato em termo de “blues” aparece de 1862. A origem do termo é incerta, mas seu significado mais próximo é sem dúvida o equivalente ao que conhecemos como “fossa”. Ele podia ser ouvido tanto nas plantações quanto nas senzalas. Vem Daí alguma de suas características marcantes, como o canto rude e melancólico. Diferentemente do jazz, que sofreu influências da música européia, o blues soube se manter “cru” ao longo dos anos.

Otis Rush

Otis Rush

Representante mais importante da segunda geração de Bluesmen de Chicago.Sua sensibilidade urbana e a expressividade de sua virtuosíssima guitarra

Albert King

Albert King

Um dos guitarristas que mais influenciou as novas gerações com seus “riffs” e os seus solos deram ao blues dos anos 60 o frescor de que precisavam.

 

O nascimento do blues deve-se a uma série de fatores culturais e sociais. Com um fim de guerra civil americana e conseqüente liberação dos escravos, os negros se dispersaram e em alguns casos se tornaram agricultores de suas próprias terras . O que antes era entoado em coro como “worksongs”(canções de trabalho) deu lugar a um cultivador solitário, guiando sua mula ou puxando seu arado e improvisando cantos.Mas nem todos se tornaram agricultores.

Little Milton

Little Milton

Um dos músicos do Mississipi que impulsionou o Blues durante os anos 50.

Bo Diddley

Bo Diddley

Muitos migraram para a cidade e levaram para lá esta forma de canto que se desenvolveu nos campos. O aparecimento deste novo proletariado teve como conseqüência direta a grande procura por divertimentos: lojas de bebidas sala de jogos, casa de prostituição – locais onde a música dava a tônica. Foi por esta época que começou a surgir a figura do “songster” ou o cantador. Não raramente cego ou aleijado , ele passava de vila em vila cantando seus problemas com a lei, a falta de emprego ou lamentando a mulher que o deixara. Misto de vagabundo com artista, ele costumava trocar suas histórias por comida,um lugar para dormir ou uma garrafa de uísque.

Little Walter

litller walter

Buddy Guy

buddy guy

 

 

Willie Dixon

willie dixon

Compositor cantor, baixista e guitarrista, foi talvez a figura mais importante na chamada era clássica do blues urbano de Chicago.

O cantor tocava também um instrumento para marcar o ritmo e fazer dançar.Este instrumento, porém tinha de ser do tipo que ele pudesse carregar em suas peregrinações. Inicialmente a preferência era banjo e violino. Gradualmente, estes instrumentos foram substituídos por uma guitarra leve, prática e barata, muito mais completa que o violino e muito mais prática que o banjo.

Enquanto o negro americano tentava se adaptar a condição de liberto, ele sofria com a forte segregação racial cada vez mais evidente. Um de seus consolos se tornou o pastor negro que adaptava as lições da bíblia a uma visão muito pessoal e voltada para a sua comunidade
Na igreja os negros tentavam transcender a dura realidade e entoavam cânticos que muito lembravam as worksongs.E foi assim que em algum lugar do século 20 do fazendeiro solitário entoando suas canções, do cantor itinerante disseminado suas baladas e do pregador inflamando seus fiéis com cânticos surgiu o blues.

John Lee Hooker

John Lee Hooker1

 

Um dos grandes intérpretes da onda revivalista dos anos 60, este guitarrista faz um blues bem tradicional com sua interpretação econômica e irônica.

Lighntnin Hopkins

Lighntnin Hopkins

 

representa o country blues do sul profundo e inovador,expressivo e excitante com sua voz rica que transmite sensações de angustia

Esta programa foi baseado no texto Mestres do Blues de Carlos Tena

d10

Trilha Sonora: Coletânea de blues da Charly Records
Este programa é dedicado para Esther e Geraldo que fazem 80 anos de vida e a todos que gostam de blues e que acreditam que o mundo pode ser um lugar muito melhor.

Sugestão…

  1. Robert Johnson – King of the Delta Blues Singers (1961)
  2. Howlin’ Wolf – The Chess Box (1991)
  3. Leadbelly – King of the 12-String Guitar (1991)
  4. Billie Holiday – Songs for Distingué Lovers (1958)
  5. Mississippi John Hurt – 1928 Sessions (1979)
  6. Bessie Smith – The Complete Recordings Vol 1 (1991)
  7. Reverend Gary Davis – Harlem Street Singer (1961)
  8. Big Bill Broonzy – Trouble in Mind (2000)
  9. Skip James – The Complete Early Recordings 1930 (1986)
  10. Albert King – Born Under a Bad Sign (1967)
  11. Mance Lipscomb – Texas Sharecropper & Songster (1960)
  12. John Lee Hooker – Alternative Boogie: Early Studio Recordings 1948-1952 (1995)
  13. Lonnie Johnson – The Complete Folkways Recordings (1993)
  14. Muddy Waters – At Newport 1960 (1960)
  15. Blind Willie McTell – The Definitive Blind Willie McTell (1994)
  16. Bo Diddley – Bo Diddley is a Gunslinger (1960)
  17. R.L. Burnside – Wish I Was in Heaven Sitting Down (2000)
  18. Magic Sam – West Side Soul (1968)
  19. Jimmy Reed – Blues Masters: The Very Best Of (2000)
  20. Lightnin’ Hopkins – The Complete Prestige / Bluesville Recordings (1991)

O trip Musical de hoje foi de Geraldo Costa

Equipe Produtora e Executora.

Geraldo Costa
Gilson DeCésaro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s