A LISTA MUSICAL DE ROCK DO MEU AMIGO DA AVANHANDAVA

Amizade é algo difícil de traduzir, talvez o mais próximo que poderia descrever seria sobre respeito e cumplicidade que nasce através do tempo. Tenho poucos amigos que conto e que estão presentes na minha mão direita, algo raro e talvez sobrem nos dedos.

 

discos.jpg 1.jpg

Amigos tenho um em especial que celebramos a nossa amizade a mais de 40 anos, cumplicidade nascidas através de encontros que aconteciam nas noites, após o período da faculdade na Rua Avanhandava em São Paulo, regadas a cigarro Hollywood, cannabis, cervejas… muito mas muito muito rock….onde muitas divagações brotavam sobre a capacidade da busca da liberdade e das longas reflexões filosóficas …Aonde iriamos…? O que faríamos…? Aonde chegaríamos…? , recordo  quando entrei na  sala do apartamento, algo raro naquela época, alguém morar, só, pela primeira vez havia centenas de discos importados fotos, desenhos, capas incríveis,… sobre bandas que trouxera de sua passagem após viver fora do Brasil. Na minha cabeça era como descobrisse o TESOURO DA JUVENTUDE uma enciclopédia voltada para jovens e crianças, publicada inicialmente na década de 1920 e reeditada em 1958. Fez parte da educação de milhares de pessoas.

tesouro-da-juventude-18-vol-completa-1955-veja-o-video-820301-MLB20294448169_052015-F.jpg

O Tesouro da Juventude, editado por W. M. Jackson, Inc., com sede em São Paulo, era obra originalmente inglesa. Caracterizava-se assim: Enciclopédia em que se reúnem os conhecimentos que todas as pessoas cultas necessitam possuir, oferecendo-os em forma adequada para o proveito e entretimento dos meninos… Questão de gênero de época!?Com introdução de Clóvis Bevilacqua, para atestar a qualidade, possuía um texto admirável, e a seleção de temas e autores apontava para uma comissão editorial, de constituição não revelada, de alta categoria.

Imagen Thumbnail para gira-discos%20na%20loja%20flur%20-%20rui%20filipe.jpg

Neste caso encontrei o meu TESOURO DA JUVENTUDE que época e hoje me trazem boas lembranças, inclusive quando terminavam nossos encontros semanais que saia caminhando pela Rua Avanhandava no Bairro Bexiga à noite, quando São Paulo permitia que longas caminhadas noturnas até Alameda Barão de Limeira no bairro dos Campos Elíseos, andanças que poderiam se feitas sem receio da violência sem medo de ser feliz com a garoa que às vezes se fazia presente, caminhando completamente torto e pensativo ,mas sempre chegando de volta para casa são e salvo.

são-paulo-anos-70-2.jpg

Tempo passou para cada um de nós , seguimos caminhos diferentes , lugares, ruas , países , casamentos, das relações vieram filhos que geraram netos, que surgiram separações e novas relações foram nascidas com o tempo com companheiras que nos ajudariam a traduzir o nosso tempo que começou na Rua Avanhandava ou Não…… Minha paixão pela musica foi o nosso elo que continua até hoje que traduz a minha cumplicidade com este amigo que vai atingindo décadas ,das cartas trocadas, e  telefonemas espaçados que surgiram neste tempo,  à tecnologia que nos favoreceu , onde conversamos habitualmente quando nos convém , hoje com os e mail e Skype da vida. Para celebrarmos nossa amizade, neste outubro de primavera ,solicitei que me enviasse sobre as dez maiores bandas ,(todo mundo adora lista…resolvi fazer a minha) como homenagem e presente de aniversario neste mês não sei o dia, mas resolvi traduzir um pouco dos anos setenta transversalmente o nosso dialogo:

QUAIS SERIAM AS DEZ BANDAS MAIS IMPORTANTES…?

NÃO PUDE FALAR COM VOCÊ PELO SKYPE… TENTO AMANHÃ ANTES DO ALMOÇO. BANDAS STONER? NÃO SEI NÃO… IMPORTANTE É MEIO RELATIVO ABS

ANTIGAS OU CLÁSSICAS… SÓ PARA PRODUZIR MATERIAL… O MUNDO FAZ SERIA SOMATÓRIA DAS MINHAS COM AS SUAS… VAMOS VER!!!

PODERIA SER OS MELHORES MESMO QUE SEJA RELATIVO À IMPORTÂNCIA É DE QUEM ESCOLHE….TRIO POWER….. ABS E BOA SEMANA

OK AQUI VAI…

JERICHO JONES (MINHA 1ª BANDA AO VIVO NO MARQUEE)

CANNED HEAT (MINHA 1ª BANDA SOB O EFEITO)

JETHRO TULL  (MINHA 1ª PAIXAO)

LED ZEPPELIN (MINHA DÚVIDA SE ERA MINHA 1ª OU 2ª PAIXÃO)

LOVE SCULPTURE (MINHA 1ª DESCOBERTA)

TEN YEARS AFTER (1ª VEZ QUE FIQUEI CURTINDO OLHAR PARA A CAPA)

RORY GALLAGHER (MEU 1º GUITAR HERO)

DANDY WARHOLS (MEU FEELING ESTAVA CERTO QUANDO OUVI PELA 1ªVEZ)

AH! ESQUECI ERIC BURDON….STEPPENWOLF…ETC,ETC,ETC E TODAS AS FANTÁSTICAS BANDAS QUE OUÇO EM MP3 E QUE NÃO SEI O NOME…

ESPERO TER SERVIDO

ABS

NO FUNDO QUERO DIZER O QUANTO VALE AMIZADE.

Deixe um comentário

